Blog Mariland

Pare de ignorar a sua dor no ombro

 

A dor no ombro, ou síndrome do ombro doloroso, é uma condição que se caracteriza pela dor e impotência funcional na região. Apesar de surgir em qualquer idade, os idosos acabam sofrendo desse mal com mais frequência, devido ao desgaste natural da articulação. Jovens atletas que utilizam a articulação em excesso, como por exemplo jogadores de tênis ou ginastas, também são bastante afetados. 

 

Este tipo de dor normalmente é ocasionada por uma inflamação temporária das estruturas do ombro e costuma desaparecer entre 3 a 5 dias após a aplicação de gelo no local. 

 

Mas se após esse período a dor ficar muito intensa ou mesmo piorar, o recomendado é consultar um ortopedista para que o mesmo possa identificar se existe algum problema grave, assim como iniciar o tratamento adequado, se necessário.

 

Se você está com dúvidas se pode ser o seu caso, esse artigo pode te ajudar. Aqui iremos abordar os seguintes tópicos:

 

O que pode ser a dor no ombro?

Principais causas 

Diagnóstico e tratamento



O que pode ser a dor no ombro?

 

As razões pelas quais a dor no ombro pode surgir são inúmeras e quando acontece, atividades simples como escovar os dentes, tomar banho, se vestir e escovar o cabelo podem se tornar um grande desafio, seguido por grandes incômodos. 

 

Geralmente, as dores nessa região estão relacionadas a lesões causadas pela repetição de movimentos. Um bom exemplo dessa situação pode ser observado em pessoas que trabalham por muitas horas em frente ao computador. Além disso, praticantes de exercícios físicos ou pessoas com idade avançada também acabam sofrendo devido à degeneração dos tecidos, conforme mencionamos no começo deste artigo. 

 

Mas ainda existem casos em que a dor no ombro pode estar associada a outros fatores como inflamação dos tendões e articulações como bursite, tendinite e osteoartrite, que ocorre devido ao desgaste dos tecidos flexíveis nas extremidades dos ossos.



Principais causas 

 

Tendinite

 

A tendinite trata-se de um processo inflamatório que surge em algum tendão do ombro resultando em sintomas como dor, formigamento e dificuldade para levantar o braço acima da cabeça. Lembrando que o tendão serve justamente para transmitir a força da contração muscular necessária para mover um osso.



Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada 100 pessoas sofre de tendinite. Mesmo sendo possível acometer qualquer pessoa, as maiores vítimas são as pessoas que não possuem o hábito de fortalecer os músculos e não praticam nenhum tipo de alongamento ao longo do dia. 



Bursite (subdeltoidiana ou subacromial)

 

Bursite trata-se de uma doença caracterizada pela inflamação das bursas, que são espécies de bolsas compostas por líquidos e que ficam localizadas nas extremidades das articulações. Sua principal função é diminuir o atrito entre os tendões e os músculos. Caso venham a inflamar, podem causar dor e até mesmo prejudicar a qualidade de vida.

 

Algumas das principais causas para o desenvolvimento de bursite são: uso em excesso da articulação, movimentos bruscos (como levantar uma mala pesada, por exemplo), traumas, infecções, doenças reumáticas, má postura, ruptura do supra-espinhal, infra-espinhal ou porção longa do bíceps e alterações e inflamações no geral.

 

O diagnóstico da bursite é feito por um médico ortopedista com base na avaliação física e exames de imagem. Com relação ao tratamento, o recomendado normalmente é repouso, fisioterapia e administração de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. 

 

Osteoartrite

 

A osteoartrite é a doença reumática mais comum e trata-se de uma patologia que tem como ponto principal a insuficiência da cartilagem, acarretando em alterações biomecânicas no membro acometido. 

 

Sendo a mais frequente entre as doenças reumatológicas, essa condição tende a se agravar conforme a idade. Entretando, outros fatores como sexo, predisposição genética, obesidade, trauma, entre outros, também podem acarretar o problema. 

 

O diagnóstico da osteoartrite se baseia nos sintomas e em radiografias. Já o tratamento inclui exercícios e outras medidas físicas, medicamentos que reduzem a dor e melhoram a função e, para alterações muito graves, artroplastia, indicado nos pacientes que apresentam dano funcional articular importante e/ou dor intratável.

 

Luxação

 

A luxação pode ser definida como sendo a perda da congruência articular, ou seja, quando um osso sai por completo de sua posição anatômica correta. Em sua maioria, tal situação ocorre em decorrência de algum trauma no membro ou articulação. 

 

Os primeiros socorros a serem prestados em um indivíduo com luxação são: dar-lhe um analgésico e levá-lo ao hospital para receber o tratamento adequado. O tratamento da luxação é feito com o uso de analgésicos para suportar a dor, além da "redução" da luxação, que consiste em posicionar o osso devidamente no seu lugar. Aqui é importante salientar que esse procedimento só deve ser feito por profissionais, visto que requer prática clínica.



Artrite

 

A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica autoimune em que o sistema imunológico produz anticorpos que atacam as células saudáveis do corpo, causando inflamação nas articulações.

 

Mesmo sendo bastante famosa entre os idosos, ela também pode afetar adultos jovens, especialmente atletas que utilizam em excesso a articulação do ombro, devido ao desgaste.

 

A causa da artrite reumatoide é desconhecida. Porém, fatores como infecções, genes, mudanças hormonais e fatores ambientais, como o cigarro, podem estar relacionados com a doença.

 

O tratamento sempre deve ser orientado por um ortopedista, visto que normalmente é necessário a utilização de remédios anti-inflamatórios para aliviar as dores. A fisioterapia também é uma grande aliada no combate à artrite pois ajuda a fortalecer a articulação e reduzir a inflamação.

 

Fraturas

 

Mesmo que sejam mais fáceis de identificar, vale ressaltar que os principais indícios de fratura são: dor intensa, inchaço e manchas roxas na pele. No entanto, quando são muito pequenas podem apenas provocar uma dor ligeira que vai aumentando ao longo do tempo e que impede o movimento do braço.

 

O tratamento de fraturas consiste basicamente na ida imediata ao hospital para que o médico consiga identificar o local do trauma, corrigir o osso e imobilizar o braço para facilitar a cicatrização. 



Diagnóstico e tratamento

 

O diagnóstico da dor no ombro deve ser feito pelo ortopedista. Somente esse profissional poderá fazer uma avaliação precisa de todas as estruturas associadas ao ombro e as características da dor, como a intensidade, localização e frequência, por exemplo. 

 

Ainda para auxiliar e complementar o diagnóstico, o médico poderá recomendar a realização de exames de imagem como raio-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultrassonografia, que ajudam na identificação da causa e extensão da lesão. 

 

No que diz respeito ao tratamento da dor no ombro, esse vai depender muito da patologia que a origina. Após o diagnóstico, o médico especialista deve estabelecer um programa de tratamento individualizado.

 

Ortopedia Mariland

 

Se você se identificou com a leitura ou com os sintomas descritos, procure ajuda de um profissional. Para isso, conte com uma clínica especializada no assunto e com profissionais altamente capacitados. Além de uma estrutura aconchegante, segurança e comodidade.

 

Os profissionais são todos especialistas em subáreas da ortopedia e traumatologia e estão em constante atualização para oferecer os melhores tratamentos para os pacientes.

 

Confira outros posts