Blog Mariland

Distensão muscular: o que você precisa saber

Sabe aquela fisgada forte no músculo? Você já sentiu alguma vez durante a prática de algum exercício físico, por exemplo? Isso pode gerar inúmeros incômodos, como dor muscular aguda, fraqueza e dificuldade para movimentar a região, o que prejudica a realização de outras tarefas da rotina.

Apesar da distensão muscular ocorrer com maior frequência em quem pratica atividades físicas regularmente, podem acontecer também em situações cotidianas.

Continue acompanhando esse artigo e descubra mais sobre Distensão Muscular!

O que é a Distensão Muscular?

A distensão muscular, também chamada de estiramento, ocorre quando um músculo se estica demais, o que acaba gerando a ruptura de algumas fibras musculares. Através desse rompimento podem surgir hematomas acompanhados por uma inflamação. Geralmente ocorre em razão de um esforço anormal feito pelo músculo.

Existem dois tipos de distensão:

° Distensão aguda: ocorre quando o músculo faz uma contração repentina de forte intensidade.

° Distensão crônica: resulta do uso prolongado e repetitivo de um músculo.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas mais comuns de uma distensão incluem dor muscular, espasmos, hematomas, fraqueza e o inchaço do músculo que foi afetado. Porém por serem classificadas como lesões em grau 1, 2 e 3, os sintomas variam de acordo com a gravidade da situação.

° Distensão muscular de grau I: acontece o estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares sem danos significativos ao músculo, com isso, surge o principal sintoma que é a dor localizada durante a contração muscular.

° Distensão muscular de grau II: a gravidade já aumenta um pouco com lesão em até metade das fibras musculares. Os principais sintomas incluem dor, hemorragia moderada, inchaço e diminuição da função muscular. Por ser mais grave que a distensão muscular de grau I, o tratamento costuma ser bem mais demorado.

° Distensão muscular de grau III: a ruptura do músculo é total ou quase completa, por isso ele praticamente perde sua função. A lesão pode ser palpável e até visível dependendo do caso, inchaços e hemorragias estão presentes nesse tipo de lesão.

Como é realizado o tratamento?

Após sofrer uma distensão muscular, é necessário procurar o auxílio de um médico ou fisioterapeuta. No diagnóstico, o profissional vai avaliar as queixas do paciente, identificando o problema e a sua intensidade por meio de exames de ultrassonografia ou  ressonância magnética

O tratamento costuma incluir bastante descanso, ou seja, não fazer atividades físicas ou realizar a prática de esportes, e caso a caminhada normal cause dor, é importante diminuir o ritmo.

Lembrando que o uso de gelos, compressas e medicamentos também podem estar presentes no tratamento. Outro ponto importante é o acompanhamento de um médico desde o início do problema. Ele irá identificar a origem do seu problema e indicar o tratamento mais adequado.

Conte com uma clínica especializada

Nós da Ortopedia Mariland contamos com profissionais qualificados e atualizados para te ajudar nas áreas de Ortopedia e Traumatologia.

Agende a sua consulta!

Telefone: 3273-4902 Whatsapp: 99773-1662 Porto Alegre/RS