Blog Mariland

Como é feita a cirurgia de prótese do quadril?

acesse para saber mais!

A cirurgia de Prótese de Quadril é, sabidamente, uma das que mais traz satisfação ao paciente dentro de toda a Medicina. Reservada para os casos de Artrose do Quadril (primária ou secundária a doenças como Impacto Femoroacetabular, Displasia do Quadril, Necrose da Cabeça do Fêmur, Artrite Reumatóide, Artrite Pós-Traumática, entre outras) que não tiveram melhora com o tratamento não cirúrgico, a cirurgia de Prótese de Quadril tem índice de resultados bons a excelentes em 95 a 98% dos casos operados (de acordo com inúmeros estudos científicos).

 

Ficou interessado em saber como é feita a cirurgia de prótese do quadril? Acompanhe a leitura a seguir!

 

O conteúdo está dividido nos seguintes pontos:

  • Planejamento da cirurgia de prótese de quadril

  • Colocação da prótese

  • Os ajustes e a cicatrização

  • Recuperação

  • Recomendações gerais

 

Planejamento da cirurgia

 

Antes de realizar a cirurgia de quadril, o médico visualiza o passo a passo do procedimento através de uma avaliação minuciosa da radiografia.

Neste momento ele consegue detectar as particularidades anatômicas e possíveis dificuldades técnicas, além de medir o tamanho da prótese, ajustar o tamanho das pernas e estimar os níveis dos cortes nos ossos.

Apesar dos componentes das próteses serem desenhados e medidos, durante a realização da cirurgia, todos os tamanhos de prótese deverão estar disponíveis para o cirurgião. A prótese será escolhida somente após aprovado o componente-teste no osso do paciente. Este componente apresenta o mesmo tamanho do original.

 

Colocação da prótese

 

Após a incisão na pele, ocorre a dissecção cuidadosa dos tecidos até chegar na articulação. Este passo é acompanhado de cauterização de possíveis vasos sanguíneos.

Uma vez acessada a articulação do quadril, o primeiro ato é o deslocamento da cabeça do fêmur e sua retirada através de um corte no colo do fêmur. A colocação da prótese começa sempre pela cavidade da bacia, chamada de acetábulo.

 

Todo o tecido de inflamação e cartilagem é retirado através de uma fresa circular. Quando dentro desta cavidade restar apenas osso sadio e vivo, coloca-se o componente acetabular da prótese.

Como o fêmur é um osso longo que apresenta um canal interno, através de fresas especiais, este seu canal é alargado até que a prótese mais adequada consiga ser encaixada.

O quadril é examinado quanto ao tamanho da perna, mobilidade e possibilidade de luxação. Após este passo, com o tamanho dos componentes definidos e ajustados, o componente femoral verdadeiro é inserido.

 

Os componentes femorais e acetabulares podem ser fixados no osso através de duas técnicas diferentes, com ou sem a utilização de cimento ósseo. Sua composição pode variar, mas geralmente são feitos de metal, cerâmica ou polietileno (um plástico de alta resistência) e cada indivíduo apresenta uma indicação específica para o uso destes materiais.

 

Os ajustes e a cicatrização

A superfície de contato fará as vezes de articulação, permitindo a movimentação ampla da prótese. O processo leva cerca de duas ou três horas, mas pode ser mais demorado. Com tudo encaixado, o médico faz uma sutura, que deixa uma cicatriz de 10 a 15 cm de comprimento.

 

Recuperação

A maioria das próteses se estabilizam no osso na hora da cirurgia, o que acelera a recuperação e previne complicações como a trombose.

Após passar a alteração de sensibilidade das pernas, causada pela anestesia, é recomendado ao paciente que se sente fora da cama e inicie a reabilitação para caminhar com o uso de andador ou muletas.

No momento da alta não há necessidade de ambulância para o retorno para casa. Com alguns cuidados especiais e com um carro que não seja baixo, é possível ir para casa com o próprio carro.

 

Em conclusão, o mais importante é que a cirurgia de prótese de quadril tem um enorme sucesso quando bem indicada. Na imensa maioria dos casos o paciente melhora muito rapidamente sua qualidade de vida mantendo suas atividades diárias, com pequenas restrições e cuidados que devem ser mantidos.

 

Gostaria de finalizar lembrando ainda, o mais importante: a cirurgia de prótese de quadril nunca deve ser vista de forma negativa. Para muitas pessoas ela significa o fim de uma doença e o recomeço de uma vida.

 

Caso tenha dúvidas sobre seu caso, marque uma consulta!

Tags:quadrilcirurgia

Confira outros posts