Blog Mariland

Artrose do joelho

o que é e como tratar?

É muito comum a artrose no joelho acometer pessoas idosas devido ao desgaste da articulação do joelho.

Nesse artigo, você poderá saber mais informações sobre a artrose no joelho, tais como:

• O que exatamente é a artrose no joelho?

• Sintomas da artrose no joelho

• Diagnóstico

• Causas

• A artrose no joelho tem cura?

• Como tratar a artrose no joelho

• Prevenção

Tenha uma boa leitura!

O que exatamente é a artrose no joelho?

A artrose no joelho é o desgaste da cartilagem que reveste as extremidades do osso, levando a uma inflamação no local atingido. Esse desgaste ocorre naturalmente com o aumento da idade, auxiliado  pelo excesso de peso, traumatismo com fratura ou lesão de ligamentos prévia e também pode levar a um desvio no eixo do joelho.

A artrose pode afetar apenas um ou mesmo os dois joelhos e está relacionada a um problema de saúde e bem-estar geral, já que essa doença dificulta a mobilidade e funcionalidade do paciente.

Com o passar do tempo, é normal que a doença piore, por isso é muito importante procurar um médico após identificar os sintomas.

A artrose também pode ser conhecida por outros termos, como osteoartrose do joelho ou gonartrose.

Sintomas da artrose no joelho

Os primeiros sintomas a surgir são:

• Dor no joelho, que piora ao realizar exercícios de alto impacto, como correr ou subir escadas;

• Inchaço e calor (na fase inflamatória);

• Perda progressiva do movimento do joelho;

• Rigidez ao se levantar após longos períodos de repouso;

• Dificuldade em apoiar a perna no chão;

• Presença de estalos ao se movimentar;

• Sensação de aumento do tamanho do joelho;

• Músculos da coxa mais fracos e atrofiados.

Com o passar do tempo a doença pode apresentar sintomas mais graves, como dor intensa e deformidades da articulação, que podem fazer com que a pessoa fique manca ou tenha dificuldades para andar.

Os dois joelhos podem ser afetados, no entanto, o grau de gravidade entre eles pode ser diferente, assim como os sintomas.

Diagnóstico

O diagnóstico da artrose no joelho é feito por um ortopedista com a união da avaliação clínica especializada e alguns exames de imagem.

Primeiramente, o médico irá avaliar clinicamente o caso fazendo o exame físico da articulação, onde serão realizados movimentos para avaliar a mobilidade do joelho e a intensidade da dor do paciente. A partir disso poderá ser solicitado exames como ressonância magnética e radiografia

Vários são os fatores que causam a artrose no joelho:

• Processo natural do envelhecimento, ocorrendo o desgaste da articulação;

• Traumatismo direto, como cair sobre os joelhos, por exemplo;

• Estar acima do peso;

• Uso indevido da articulação, causando doenças inflamatórias.

Por isso, é importante investir na prevenção, sobre a qual falaremos mais para frente.

A artrose no joelho tem tratamento?

A boa notícia é que sim! Com os tratamentos adequados é possível melhorar a artrose no joelho, por isso, é sempre importante procurar um bom médico. Ele indicará o melhor tratamento. Que tal conhecermos alguns desde já?

Como tratar a artrose no joelho

Os tratamentos mais indicados são o uso de medicamentos, exercícios físicos com baixo impacto, fisioterapia, perda de peso (em pacientes com sobrepeso), e em casos mais graves, cirurgia. É muito importante ter um acompanhamento profissional em qualquer tipo de tratamento, pois se for feito da maneira errada, podem agravar os sintomas.

Acompanhe a seguir uma explicação mais detalhadas sobre os tratamentos para artrose no joelho:

1. Medicamentos:

Os medicamentos mais indicados são usados para diminuir a dor. Analgésicos   podem ser utilizados para reduzir a dor leve e moderada; já os analgésicos opióides são utilizados para reduzir a dor forte em casos mais graves de artrose.

1. Exercícios físicos:

Os exercícios físicos são muito importantes para o controle da doença, pois ajudam a fortalecer os músculos, aumentam a massa óssea e ajudam a reduzir a dor. No entanto, não são todos os exercícios que podem ser realizados por quem tem artrose no joelho. Em geral, são indicados somente exercícios de baixo impacto, como fazer caminhadas ou andar de bicicleta, por exemplo.

Em alguns casos, são indicados exercícios específicos que ajudam a manter a funcionalidade articular. Esses exercícios são recomendados de 2 a 3 vezes na semana e baseiam-se no reforço do quadríceps e da musculatura da face posterior da coxa e podem ser realizados por meio da isometria, que é muito comum em aulas de pilates, ou na musculação.

Qualquer exercício de alto impacto deve ser evitado, pois eles podem agravar a dor..

1. Fisioterapia:

Na fisioterapia para artrose no joelho é feita uma união entre exercícios de alongamento e fortalecimento muscular e tratamentos fisioterapêuticos como ionizações, electroestimulação e hidroterapia.

O fisioterapeuta, junto com o médico, deve avaliar a articulação de cada paciente para prescrever o melhor tratamento, respeitando as limitações particulares.

1. Cirurgia:

A cirurgia é indicada somente em casos mais graves, em que o paciente continua com dor mesmo após meses de tratamento convencional (onde os medicamentos, os exercícios e a fisioterapia não foram eficazes para aliviar os sintomas).

A cirurgia é feita substituindo a articulação por uma prótese no joelho. Após a cirurgia, é indicada a realização de sessões de fisioterapia para uma recuperação melhor e mais rápida.

Prevenção

Para prevenir a artrose no joelho é recomendado que se mantenha uma alimentação balanceada, a fim de controlar o peso, evitando a sobrecarga nos joelhos. Também indica-se a prática de exercícios que contribuem para a prevenção da doença, como caminhar e andar de bicicleta, por exemplo.

Conclusão

A artrose no joelho comumente afeta pessoas de mais idade e acima do peso. No entanto, é possível preveni-la de diversas formas, como você viu. Uma delas, que nunca deve ser deixada de lado, é a frequência de consultas ao médico ortopedista. Dessa forma, pode-se identificar a possibilidade do aparecimento de uma artrose antes que ela se instale, e, então, iniciar as medidas de prevenção cabíveis.

Se já faz tempo que você não faz sua consulta no ortopedista ou se você apresenta dores nas articulações, pode ser a hora de fazer uma conversa. O Dr. Eduardo Krieger, nosso ortopedista cirurgião de joelho, está à disposição para lhe ajudar!

Entre em contato pelos telefones e agende sua consulta:

• Telefone: 51 3273-4902

• Whatsapp: 51 99773-1662

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Até a próxima!

Ortopedia Mariland

Tags:artrose joelho tratamento causas diagnostico

Confira outros posts